SOPATI Sociedade Paulista de Terapia Intensiva
Tel.: (11) 3288-3332

COPATI trará seis convidados internacionais

O XV COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva, agendado para acontecer de 02 a 05 de agosto, em Campos de Jordão, reunirá os principais nomes da terapia intensiva brasileira e trará seis importantes nomes internacionais.

Jean-Louis Vincent (Bélgica) é uma das figuras mais importantes da terapia intensiva mundial. Tem sido palestrante em muitos encontros da especialidade em nosso país, tendo, inclusive, participado da última edição do Curso Internacional de Atualização em Terapia Intensiva da SOPATI- Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, ocorrido em setembro de 2016. E mais uma vez, aceitou o nosso convite e já confirmou presença no XV COPATI. Vincent é professor de cuidados intensivos na Université Libre de Bruxelles e intensivista no Departamento de Cuidados Intensivos no Hospital Universitário Erasme em Bruxelas. Especialista em Medicina Interna, passou dois anos na Universidade do Sul da Califórnia com o Prof. Max Harry Weil. Já assinou mais de 900 artigos originais, cerca de 400 capítulos de livros e artigos de revisão, 1.000 resumos originais e editou 102 livros. Ele é coeditor do "Manual de Cuidados Críticos" (Elsevier Saunders, 5 ª Edição) e da "Encyclopedia of Intensive Care Medicine" (Springer Science + Business Media).

Vincent é o atual Presidente da Federação Mundial de Sociedades de Medicina Intensiva e Crítica de Cuidados (WFSICCM), ex-presidente da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM), da European Shock Society (ESS), da Sociedade Belga de Medicina Intensiva (SIZ) e do International Sepsis Forum (ISF).

Luciano Gattinoni é um grande estudioso da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, circulação extracorpórea e lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica. O professor Luciano Gattinoni tem mais de 176 publicações internacionais em revistas de impacto, destacando-se várias publicações na Revista New England Journal of Medicine.  Atualmente trabalhando na Alemanha e foi professor titular em anestesiologia da Universidade de Milão durante muitos anos. Recentemente escreveu interessante artigo no American Journal of Medicine sobre 50 anos de pesquisa em SDRA (Gattinoni L, Quintel M. Fifty Years of Research in ARDS Why Is Acute Respiratory Distress Syndrome So Important for Critical Care?)

Am J Respir Crit Care Med. 2016 Nov 1; 194(9):1051-1052.), e Como ventilar os pulmões durante a ECMO na revista Current Opinion of Critical Care (Gattinoni L, Tonetti T, Quintel M.How best to set the ventilator on extracorporeal membrane lung oxygenation.Curr Opin Crit Care. 2017 Feb;23(1):66-72.).

Mervyn Singer, da Inglaterra, também está na lista dos convidados internacionais do COPATI. Singer é professor de Medicina Intensiva na University College de Londres. Seus principais interesses de pesquisa são sepse e insuficiência de múltiplos órgãos, infecção, choque e monitoramento hemodinâmico. Singer é um dos autores do documento Sepsis 3.0 e outros artigos recentemente publicados sobre sepses, como: Singer M.The new sepsis consensus definitions (Sepsis-3): the good, the not-so-bad, and the actually-quite-pretty.Intensive Care Med. 2016 Dec;42(12):2027-2029.

John J. Marini, outro renomadíssimo pesquisador na área de ventilação mecânica, lesão induzida pela ventilação mecânica, ineração cardiopulmonar, é professor da Universidade de Minessota e tem várias publicações interessantes e inovadoras na área de ventilação mecânica como: Marini JJ. Strain Rate and Cycling Frequency-The "Dynamic Duo" of Injurious Tidal Stress.  Crit Care Med. 2016 Sep; 44(9):1800-1 e Marini JJ, Jaber S. Dynamic predictors of VILI risk: beyond the driving pressure. Intensive Care Med. 2016 Oct;42(10):1597-600. 

Outro nome nessa seleta lista, agora na área de pediatria,  é o do Dr. Peter C. Rimensberger, da Suiça, reconhecido especialista mundial na área da ventilação mecânica em crianças e recém-nascidos, sendo esse o seu principal objeto de pesquisa. Ele é membro da comissão da Sociedade Suíça de Medicina Intensiva e da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos Pediátrica e Neonatal. Peter Rimensberger completou seus estudos em medicina em Fribourg e Berna e sua formação em pediatria e terapia intensiva pediátrica em Lucerna e Berna. De 1993 a 1995, ele completou uma bolsa de estudos no Departamento de Cuidados Críticos e Pesquisa respiratória no Hospital for Sick Children, em Toronto. Voltou para a Suíça em 1995, quando ingressou na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HUG, sendo nomeado chefe dessa unidade em 2002.

E para fechar a lista de convidados internacionais contaremos com a presença da norte-americana Dra. Heidi J. Dalton, que tem sido líder em cuidados críticos pediátricos e suporte à vida extracorpórea há mais de 20 anos. Ela foi Diretora Médica do Children's National Medical Center de 1999 a 2009 e é professora de Pediatria na Universidade George Washington.

As inscrições para participar do XV COPATI já estão abertas no site www.congressocopati.com.br.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home