40 anos de história!
Eram meados dos anos 70. O país passava por mudanças político-sócio-econômicas muito importantes. Várias entidades começaram a se formar e as que já existiam a se fortalecer. Foi nesse cenário, que em julho de 1974, surgia a SOPATI – Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, uma das entidades pioneira e um incentivo para a pelo nosso país.
“O número de Unidades de Terapia Intensiva se multiplicava pelo país e a necessidade de oferecer treinamento aos profissionais que atuavam nesse ambiente era grande”, disse a médica intensivista Dra. Mariza D´Agostino Dias, uma das mais importantes personalidades da especialidade em nosso país.
Dra. Mariza também foi membro da primeira diretoria da SOPATI, ocupando o cargo de vice-presidente, tendo como presidente o Dr. João Mattar Filho, para assumir a presidência na gestão seguinte, 1979-1980.
É fato também que os inúmeros desafios assumidos pelos primeiros presidentes da entidade de São Paulo - João A Mattar Filho (77-78), Mariza D'Agostino Dias (79-80), Rubens Teodoro Szynkier (81-84), Luiz Carlos Pássaro (85-86), José Otávio Costa Auler Jr. (87-90), Edmir Félix da Silva Jr. (91-92), Marcelo Moock (93-96) - foram decisivos na fundação da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, em 1982. “A entidade nacional era fundamental, inclusive para estabelecermos condições para a obtenção do Título de Especialista em Terapia Intensiva”, disse Dra. Mariza.
Desde a sua fundação, a SOPATI iniciou um forte e importante trabalho na realização de cursos e jornadas de atualização com o principal objetivo de possibilitar aos profissionais interessados em atuar na terapia intensiva um espaço de discussão e aprimoramento na assistência ao paciente crítico.
Um dos grandes momentos foi a realização do I COPATI – Congresso Paulista de Terapia Intensiva, em 1990, presidido pelo Dr. Elias Knobel. “Em meio a organização do nosso evento, tivemos que enfrentar as dificuldades impostas pelo Plano Color, com o confisco dos valores para a realização do encontro. Porém, com a união de todos e de importantes parceiros, superamos o problema e realizamos um grande evento”, lembrou Dr. Elias.
Na gestão do Dr. Edmir Félix da Silva Jr (1991-1992), a entidade consolidou o "COPATI" e introduziu na sua agende de eventos o "Curso de Atualização". A partir de então, os dois grandes eventos da SOPATI se revezam ano a ano.
Criação dos Núcleos Regionais – Em 1994, na gestão do Dr. Marcelo Moock, durante a realização do III Congresso Paulista de Terapia Intensiva, em Campinas, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária, que discutiu e definiu a criação dos Núcleos Regionais da SOPATI.
Os Núcleos se reuniram pela primeira vez em abril de 1995, dando início um importante trabalho de disseminação do conhecimento em terapia intensiva pelo interior do Estado.
Atualmente, a SOPATI conta com nove Núcleos Regionais: ABCD, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Vale do Paraíba.
Reunião de UTIs de São Paulo – Em março de 2016 acontecia a primeira edição das Reuniões de UTIs de São Paulo, projeto implantado pela gestão atual. Até o momento, foram realizadas dez edições.
“Temos usado esse espaço para descobrir como cada centro lida com o atendimento ao paciente crítico. Nosso objetivo é criar a oportunidade de desenvolvermos, juntos, ações mais eficazes de atendimento aos pacientes críticos”, explicou Da. Carmen Silva Valente Barbas, diretora Científica Adulto da SOPATI.
Para o atual presidente da SOPATI, Dr. Bruno Mazza, “temos muito que comemorar nesses 40 anos de nossa entidade, que, com certeza, terá seu ponto alto com a realização da décima quinta edição do COPATI, de 02 a 05 de agosto, em Campos do Jordão. Sabemos, também, que muito ainda é preciso ser feito e a participação de todos os profissionais que atuam na terapia intensiva é fundamental para a nossa constante evolução”.